Como um profissional de vendas, você possui um talento natural em inspirar confiança, especialmente junto a clientes ou até mesmo colegas. Porém, às vezes, seu grau de confiança pode vir a ser mal interpretado nas entrevistas de um novo emprego. Você não está sozinho caso já tenha tido dificuldades em pensar no que dizer durante uma entrevista a fim de evitar que suas experiências pareçam exageradas. A chave para avançar em um processo de recrutamento é saber como destacar suas maiores qualidades de forma ponderada.

Caso deseje obter o melhor resultado em sua próxima entrevista na área de vendas de equipamentos médicos, aqui estão seis maneiras com as quais é possível destacar-se no processo seletivo
 
1. Use suas habilidades de pesquisa.

É bem provável que você seja excelente em descobrir dados e em fazer sua pesquisa sobre potenciais novos clientes antes mesmo de encontrá-los. Utilize essa qualidade em uma entrevista de emprego também. Você se surpreenderá ao saber quantos candidatos chegam em uma entrevista despreparados, o que dá a você uma vantagem competitiva para se destacar mais, ao conhecer com maior profundidade a empresa, seus produtos e concorrentes. Os melhores lugares para começar a encontrar informações são o site da empresa, a página do LinkedIn e as notícias recentes. Também é aconselhável estudar a descrição do cargo para ter uma ideia de como suas competências podem se adequar à essa posição.                        

2. Inicie um diálogo.

A interação com clientes provavelmente ocupará a maior parte de seu trabalho, por isso os recrutadores desejam avaliar como você estabelece relações e constrói relacionamentos. Prepare perguntas que irão conquistar o recrutador, tais como: quais são os atributos dos profissionais de vendas de maior sucesso? Isso pode ajudá-lo a averiguar como você se encaixa na área de vendas. Suas perguntas podem entusiasmar o recrutador a respeito de seu potencial, o que torna a conversa mais interessante.

A fim de manter suas respostas breves e causar a melhor impressão possível, tente usar uma técnica clássica em entrevistas: o método STAR. Esse método existe há décadas por uma razão. Eis como ele funciona:
  • Descreva uma situação na qual você estava envolvido.
  • Explique a tarefa que você estava tentando alcançar.
  • Defina as ações tomadas para solucionar o problema.
  • Discuta os resultados, principalmente os quantificáveis, em termos de receita, eficiência ou impacto (sem precisar ficar “embelezando”).

Crie histórias de maneira antecipada, que possam ser contadas em menos de 60 segundos. Considere até mesmo praticar com alguém especial ou um amigo de confiança. Eles poderão dar um feedback para que se possa evitar passar uma impressão de arrogância.

3. Mostre que você sabe trabalhar em equipe.

Em uma entrevista, você se vende, o que significa que é fácil falar demais sobre suas conquistas pessoais. Equilibre a conversa, falando sobre seus próprios sucessos e contando também os sucessos alcançados graças ao apoio de uma equipe. Alguns produtos ou soluções podem ter um longo ciclo de vendas, tornando sua equipe uma parte essencial no alcance de seu potencial de vendas. Altere sua linguagem focando em "nós" ao invés de "eu" (ex.: "Nós conseguimos fazer isso…" ao invés de "O que eu fiz…"). Isso transmitirá o calibre de suas realizações e demonstrará seu comprometimento em colaborar.

4. Seja honesto sobre as áreas que requerem desenvolvimento.

Pessoas verdadeiramente autoconfiantes admitem que há espaço para melhorias. De fato, as empresas valorizam bastante os funcionários com uma mentalidade de crescimento, significando que aprenderão com seus próprios erros. Não evite perguntas como: qual a sua maior fraqueza? Em vez disso, assuma suas fraquezas, vendo-as como uma oportunidade para contar uma história sobre como você superou um desafio profissional.

Da mesma forma, seja claro sobre suas aspirações profissionais. Explique especificamente como você gostaria de crescer dentro da empresa e como planeja chegar lá. Passe também ao entrevistador uma visão sobre sua paixão: por que você decidiu seguir uma carreira na área de vendas de equipamentos médicos? Qual foi sua maior inspiração ao ajudar médicos a tratarem seus pacientes ou ainda ao ajudar as pessoas a viverem de modo mais saudável?

5. Destaque as conquistas importantes.

Apresentar uma extensa lista de suas realizações pode aparentar exagero. Organize uma seleção de suas maiores vitórias que se encaixem bem nos requisitos do cargo. Tanto no seu currículo como na conversa com o recrutador, procure focar em dados de vendas mensuráveis, produtos ou soluções que você tenha vendido ou promoções e prêmios recebidos.

6. Acerte em cheio ao fazer o acompanhamento.

Cerca de 75% dos candidatos deixam de enviar uma notinha de acompanhamento. Certifique-se, portanto, de enviar um e-mail ao recrutador com um rápido "obrigado" dentro de 24 horas após a entrevista ter sido feita. Trata-se de uma maneira simples de mostrar seu empenho no processo e, até mesmo, ganhar uma vantagem competitiva.
 
Lembre-se de que em uma entrevista de vendas de equipamentos médicos seu objetivo é o de posicionar suas qualidades de forma correspondente aos desafios e necessidades atuais da empresa. Ao fazer isso, você criará vantagens tanto para você como para seu potencial empregador, além de aumentar suas chances de conquistar o cargo desejado.
Não aceite apenas um trabalho. Aceite uma carreira que você nunca imaginou poder ter.
Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry.